Lotus Tratamento.

Psicoterapeuta. CRT 42156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Dependência química da ex-modelo Loemy é considerada "muito grave"

Segundo clínica, jovem tem problemas psicológicos e psiquiátricos, mas esta se adaptando bem ao tratamento e até engordou.
A dependência química da ex-modelo Loemy Marques, de 25 anos, foi considerada “muito grave” por Sérgio Castillo, coordenador terapêutico da clínica Grand House, onde ela esta internada há 23 dias. Apesar disso, o especialista em saúde mental diz que ela esta se adaptando bem ao tratamento e até engordou.
A história da jovem foi revelada na reportagem de VEJA SÃO PAULO de 22 de novembro. Loemy veio do interior do Mato Grosso tentar a carreira na capital e acabou nas ruas da Cracolândia viciada em drogas. Após participar do programaHora do Faro, da TV Record, ela foi encaminhada para uma unidade da clínica no interior de São Paulo com os custos pagos pela produção do apresentador Rodrigo Faro.

Segundo Castillo, associada à dependência química foram detectados problemas psicológicos e psiquiátricos na jovem, além de prejuízo em seu sistema cognitivo.

“Quando se vive nas ruas a pessoa regride psicologicamente e perde os padrões morais e éticos conquistados no período infanto-juvenil. Ela apresenta um comportamento impulsivo muito forte, mas esta se adequando”, diz Castillo. “Há também comprometimento das funções de aprendizado, memorização, de saber ponderar, fazer escolhas e de interagir socialmente. Ela esta reaprendendo tudo isso.”


Loemy, de 24 anos, em ensaio fotográfico no apartamento que dividia com outras modelos no Itaim, Zona Oeste de São Paulo
(Foto: Fernando Machado)

De acordo com o médico, Loemy esta bem e continua passando por uma bateria de exames. Havia a suspeita dela estar com tuberculose pelas tosses intensas, mas os testes mostraram que não.“Ela esta se adaptando bem ao tratamento. Esta dormindo bem, alimentado-se adequadamente e até engordou.”

Loemy passou por uma desintoxicação durante uma semana e eliminou os traços químicos do crack. Já os de maconha permanecem no corpo por até 30 dias. O reequilíbrio cerebral levará mais tempo para ser recuperado, seu comprometimento é o que provoca a abstinência. A próxima etapa será o tratamento psicossocial.

“O mais importante foi ter trazido ela para um ambiente seguro e sem contato com pessoas externas, pois pode provocar lembranças do período nas ruas e o ressurgimento da fissura pela droga”, diz. Ela ainda não pode receber visita de amigos e nem de familiares.

A produção da TV Record, que pretende fazer uma espécie de “reality” sobre o tratamento da jovem, sabia desse procedimento da clínica logo que a internou e aguarda pela posição médica para iniciar as gravações. Ela passou por uma transformação estética paga pela emissora.


Loemy com o apresentador Rodrigo Faro, durante a gravação do programa em novembro
(Foto: Edu Moraes/Rede Record)

Repercussão na Itália

A história de Loemy repercutiu nos principais veículos italianos. A revista Vanity Fair, uma das principais do mundo em cultura pop, moda e política, trouxe trechos da reportagem brasileira e afirmou que a história de Loemy comoveu o “país do samba, após ter sido publicada pela edição regional da maior revista do país".

“A bela modelo brasileira, que há apenas dois anos parecia destinada a se tornar a nova Gisele Bündchen, hoje é uma sombra de si mesma”, diz um trecho do texto. “Ela estava morando na terra dos zumbis: a Cracolândia”, destaca a matéria. "A ex-modelo tornou-se o símbolo da luta contra o crack."


Em foto de novembro, a ex-modelo próxima a Cracolândia, onde morou por dois anos
Postado por Fernando Cesar às 07:44 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

DEPENDÊNCIA : uma exploração da eficácia da terapia familiar sistêmica

SUBSTANCE DEPENDENCY AND THE FAMILY: AN EXPLORATION OF THE EFFICACY OF SYSTEMIC FAMILY THERAPY AND INTEGRATIVE APPROACHES TO TREATMENT.

Nicola Harrison

This paper aims to explore the use of systemic family therapy in the treatment of substance dependency. The impact that substance misuse has on the extended family’s physical, emotional and psychological well-being emphasises the importance of including the family in the treatment of the identified substance misuser. From an Irish context, there is little to no research on the impact of a family member’s substance dependency on the extended family. Research on the use of family therapies and integrated approaches to the treatment of substance dependency in Ireland is also limited to non-existent. International research suggests that the efficacy of Systemic Family Therapy in the treatment of substance dependency is high. However, the research that supports the use of systemic therapy is limited and not very representative.

acesse: hdip_harrison_n_2014.pdf
Postado por Fernando Cesar às 11:43 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

A relação entre maconha e escola - Fonte UNIAD

Adolescentes que fumam maconha regularmente têm pior desempenho nos exames escolares, revela um estudo feito com estudantes ingleses, divulgado no último mês pelo jornal inglês Daily Mail. A pesquisa, realizada pelo University College of London, foi apresentada na Conferência Europeia de Neuropsicofarmacologia, em Berlim.
O trabalho acompanhou mais de 2 mil crianças, cujos Q.Is. (quociente de inteligência) foram medidos aos 8 anos e, depois, aos 15 anos. Os resultados mostram que os adolescentes que já tinham fumado maconha pelo menos 50 vezes antes dos 15 anos mostraram uma piora importante em suas habilidades educacionais. Nos casos em que houve uso pesado da maconha (todos os dias ou quase diário), a associação com um desempenho mais fraco na sala de aula era evidente.
A metodologia adotada nessa pesquisa não estabeleceu uma associação de causa e efeito. É difícil saber se a maconha levou à piora no desempenho na escola ou se os jovens que já tinham dificuldades emocionais e iam mal na escola passaram a usar mais maconha.
Uma série de outros estudos mostra que a maconha pode ter impacto no desempenho escolar. Uma enquete sobre comportamentos de risco, feita em escolas particulares do Brasil pelo Portal Educacional, em 2006 e em 2013, com cerca de 15 mil alunos, mostrou que jovens que faziam uso mais pesado de maconha tinham quase o triplo de chance de ter sido reprovados.
Outro estudo, feito na Nova Zelândia de 2012 por pesquisadores da Universidade Duke, Estados Unidos, já gerara controvérsia, ao afirmar que jovens que começavam a fumar maconha com mais frequência antes dos 18 anos tinham um prejuízo em seu Q.I. na vida adulta. Isso não mudava nem com o abandono do consumo por muitos anos. O trabalho, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostrava que, se o consumo ocorria após os 18 anos, não havia deterioração do Q.I. A fase antes da adolescência é crítica para o desenvolvimento de diversas redes de conexão neuronal, que pode sofrer impacto do consumo intenso da maconha.
Sempre há diferentes fatores em jogo quando se fala em comportamento jovem e desempenho acadêmico. Questões familiares, exclusão social, alterações emocionais significativas, álcool, cigarro e drogas estão entre eles. De qualquer forma, seja causa da piora na escola ou sintoma de outras dificuldades, o uso frequente de maconha pelos adolescentes merece atenção.
Postado por Fernando Cesar às 11:19 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 20 de dezembro de 2014

Depressão


Postado por Fernando Cesar às 08:34 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Lótus Palestras Orientação e Aconselhamento no Tratamento de Dependência Quimica e Alcoolismo: Prefeito de Uberaba abre o 1º Seminário da Rede de...

Lótus Palestras Orientação e Aconselhamento no Tratamento de Dependência Quimica e Alcoolismo: Prefeito de Uberaba abre o 1º Seminário da Rede de...: O prefeito Paulo Piau, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, e a assessora técnica do Departamento de Articulação de Rede de Atenção à Saú...
Postado por Fernando Cesar às 06:12 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Lótus Palestras Orientação e Aconselhamento no Tratamento de Dependência Quimica e Alcoolismo: Uespi da cidade de Floriano recebe evento sobre Dr...

Lótus Palestras Orientação e Aconselhamento no Tratamento de Dependência Quimica e Alcoolismo: Uespi da cidade de Floriano recebe evento sobre Dr...: A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Floriano, campus Dra. Josefina Demes, recebe de 8 a 11 de dezembro o “III Encontro Sobre Droga...
Postado por Fernando Cesar às 06:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Uespi da cidade de Floriano recebe evento sobre Drogadição

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Floriano, campus Dra. Josefina Demes, recebe de 8 a 11 de dezembro o “III Encontro Sobre Drogadição: O Cuidado, o Cuidador e o Sujeito – Uma Perspectiva Integral em Saúde”. O evento visa discutir temas pertinentes sobre o cuidado que toda a rede de saúde deve ter em relação aos usuários de drogas.
O evento é uma realização do Pró-Saúde, Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, em parceria com o Pet Saúde, Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. “O evento é aberto e todos podem participar, inclusive toda a sociedade de Floriano, para que debatamos sobre a questão das drogas e sobre os cuidados com os usuários e também com os cuidadores”, relata o professor José Carlos de Sousa, coordenador geral do evento.
Os estudantes e professores dos cursos de Psicologia, Educação Física e Enfermagem da Uespi, como componentes do Pró-Saúde, participam do evento. Entre os temas discutidos estão o uso de drogas, como o álcool, por crianças e adolescentes; a saúde mental; a atenção dada à família dos dependentes químicos, entre outros.
Postado por Fernando Cesar às 06:06 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Prefeito de Uberaba abre o 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial

O prefeito Paulo Piau, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, e a assessora técnica do Departamento de Articulação de Rede de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Leisenir de Oliveira, abriram o 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), na manhã de ontem (8), no anfiteatro do Centro Administrativo. No evento, o diretor de Atenção Psicossocial, Sergio Marçal, entregou ao prefeito o Plano Integrado das Ações do Comitê Gestor do Programa Crack, É Possível Vencer, que terminou de ser elaborado na última sexta-feira (5).
Também participaram do Seminário: o assessor técnico em Direitos Humanos do MS, Daniel Adolpho Daltin Assis, o presidente da OAB regional Uberaba, Vicente Flávio Marcelo Ribeiro, a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Valéria Guimarães, e a representante do Conselho Regional de Psicologia, Odila Maria Braga.
Durante o evento, o prefeito Paulo Piau mencionou a importância da parceria entre o poder público e as comunidades terapêuticas para oportunizar o tratamento dos dependentes químicos. “Nós também não podemos deixar de participar do Programa Crack, É Possível Vencer, do governo federal. Se fôssemos apenas olhar o dinheiro disponível, não aceitaríamos participar, mas é uma medida muito importante para a nossa comunidade”, ressaltou.
Já o secretário de Saúde, Fahim Sawan, anunciou que, a partir de 1º de janeiro, quando a OS assumirá as UPA’s, será inaugurado o Pronto Atendimento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, na UPA São Benedito. “Nós sabemos que a necessidade de oferecer uma oportunidade a todos que precisam de se recompor na vida é fundamental. O papel da saúde é permitir que as pessoas possam viver um novo caminho e o nosso sonho de oferecer essa segunda chance começa a se concretizar”, observou.
O seminário contou com a palestra de abertura sobre “A Rede de Atenção Psicossocial no SUS em Uberaba: cenário atual, perspectivas e desafios”, mesa sobre intersetorialidade e integração SUS, Suas e Educação na efetivação de direitos e promoção humana e debate, na parte da manhã.
Na parte da tarde, houve mesa-redonda sobre o tema “Políticas intersetoriais de Saúde Mental em Uberaba e a Universalidade da Atenção nos diferentes níveis de complexidade”, mesa-redonda sobre “Internação Compulsória no Brasil: cenário atual, direcionamentos e possibilidades”, com a participação do assessor técnico em Diretor Humanos do Ministério da Saúde, Daniel Adolpho Daltin Assis, oficina de construção do Fluxo de Internações Compulsórias em Uberaba e encerramento do 1º Seminário da Rede de Atenção Psicossocial.
Postado por Fernando Cesar às 06:02 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Opção Núcleo Terapeutico


Postado por Fernando Cesar às 14:14 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Contato

(11) 95254-9509

Translate

feed

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Seguidores

Facebook

Facebook

Postagens populares

  • (nenhum título)
         http://www.institutogvida.com.br  
  • (nenhum título)
    Moradia Assistida. Tratamento para Dependentes Químicos e Alcoolistas Equipe Especializada. Médico Psiquiatra Contato: Coordenador Terapêuti...

Total de visualizações de página

Links do Blog

  • Conheça mais sobre a LOTUS
  • currículo
  • comunidades terapêuticas
  • clínicas
  • outras instituições
  • Metodologia de Tratamento.
  • reportagens
  • textos
  • vídeos

Arquivo do blog

  • setembro (1)
  • agosto (2)
  • maio (15)
  • abril (1)
  • março (23)
  • novembro (4)
  • outubro (14)
  • agosto (2)
  • março (7)
  • fevereiro (5)
  • janeiro (3)
  • dezembro (3)
  • julho (7)
  • junho (13)
  • maio (5)
  • abril (2)
  • julho (1)
  • maio (8)
  • abril (5)
  • março (3)
  • janeiro (1)
  • maio (1)
  • abril (1)
  • março (4)
  • fevereiro (3)
  • janeiro (2)
  • dezembro (9)
  • novembro (8)
  • agosto (1)
  • julho (1)
  • junho (1)
  • maio (7)
  • abril (2)
  • março (1)
  • fevereiro (7)
  • janeiro (13)
  • dezembro (18)
  • novembro (41)
  • outubro (34)
  • setembro (8)
  • agosto (26)
  • julho (47)
  • junho (39)
  • maio (34)
  • abril (12)
  • dezembro (4)
  • novembro (6)
  • outubro (24)
  • setembro (1)
  • agosto (15)
  • julho (12)
  • junho (10)
  • maio (16)
  • fevereiro (12)
  • janeiro (3)
  • dezembro (12)

Quem somos?

Problemas relacionados ao uso de drogas ?
Você pode encontrar ajuda em Associações, Comunidades Terapêuticas, Centros de Tratamento, Grupos de Autoajuda para usuários e para familiares de usuários.

Entre em contato com a "LÓTUS" que teremos o prazer de direcioná-lo a locais especializados
Particulares, Governamentais e (ONGs) Organizações não Governamentais.
Você encontrará telefones para contato, podendo assim esclarecer suas duvidas e obter orientação.
Utilize também endereços de emails disponíveis .
Faça seu login no link "seguidores", acompanhe a "LOTUS" no facebook.

"Comunidade Terapêutica Geração Vida" em parceria com a LOTUS tem desenvolvido metodologias novas , com acompanhamento terapêutico para seus pacientes e familiares. Esta comunidade está a mais de 20 anos trabalhando na prevenção, tratamento, e pós tratamento, e dando apoio terapêutico aos familiares.

Fernando Cesar.
Terapeuta: 42.156.


A maior necessidade da civilização “pós-moderna” é aprender a responder de maneira correta aos problemas existenciais. Por trás de todos os nossos problemas existem pessoas desesperadamente feridas que precisam experimentar relacionamentos saudáveis; senão é a morte.

Acreditamos que já passa da hora de ir além da nossa cultura moralista que supõe que nosso trabalho é somente instruir as pessoas em alguns princípios e valores e depois exortá-los a cumpri-los. Já passa da hora de descobrir uma maneira melhor de nos ajudarmos uns aos outros nas dificuldades.
Acreditamos que já passa da hora de ir além do velho método da nossa cultura terapêutica que examina cada emoção ou conduta inoportuna com o intuito de encontrar um problema psicológico carente de solução.
Precisamos fazer algo mais que simplesmente confrontar as pessoas a fazer o que é certo e depois cobrar obediência. A melhora do comportamento via confrontação não é a solução, embora às vezes faça parte dela, precisamos proporcionar às pessoas feridas um alimento que só uma comunidade de pessoas conectadas pode oferecer.
Nossa proposta é que pensemos na espécie de uma travessia para que um pequeno grupo de pessoas, quem sabe uma família ou uns poucos amigos, se transforme numa Comunidade Terapêutica.

Ezequiel de Oliveira.
Diretor Geral.
Comunidade Terapêutica Geração Vida.

....................................................................................................................
....................................................................................................................

Pesquisar este blog

O segredo de produzir saúde!
Pode-se produzir, por uma tecnologia, mas vale como o outro recebe, como responde ou corresponde, como o fato mobiliza sua sensibilidade e a sua ação.
O saber se atualiza na interação entre as pessoas, por isso não é possível fazer saúde para o outro, curar o outro, mudar seus hábitos.
Saúde é uma co-produção, se trata, se cura e se aprende com o outro.
Cuidar de si próprio, do próximo, da comunidade, da cidade.
Powered By Blogger
Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.