Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

As drogas e seus efeitos.

Álcool:
Provoca dependência alcoólica, tonturas, distúrbio do sono, náuseas e vômitos, fala incompreensível, comportamento violento, depressão respiratória, e morte por overdose.
O álcool é a droga que mais mata no mundo, pois tem comercio livre.Os jovens começam a experimentar por volta dos 8 anos de idade. O alcoolismo é uma intoxicação cronica. Ocasiona danos no aparelho digestivo e sistema nervoso. O figado do alcoólico apresenta diversas lesões. Apresenta ainda dores de cabeça, vertigens, cãibras, anestesias parciais e alucinações. ouvido e olhos também são afetados.

Benzodiazepínicos:
essas substancias produzem depressão na atividade do sistema nervoso central, que se caracteriza por diminuição da ansiedade, indução do sono, relaxamento muscular.Provocam apagamentos com perda de memoria, risco de coma e parada respiratória, tontura e desorientação, náuseas e dificuldade com movimento e com a fala.

Cocaína:
Extraída das folhas da Erythrxylon coca, mais conhecida como coca, epadu, ou cocaína.
Encontrada em forma de pó é misturada com outras substancias, fazendo-a mais impura e mais estragos ao organismo.
Produz euforia, excitação, desinibição, agressividade, paranóia, insonia, sensação de poder, produz forte dependência física e psíquica.
As primeiras sensações de prazer são substituídas por por sintomas de intolerância, ansiedade,enxaquecas, náuseas, vômitos, boca seca, elevação dos batimentos cardíacos, da pressão arterial,da frequência respiratória, dilatação das pupilas, alucinações, perda de apetite. O uso prolongado pode levar a destruição do tecido cerebral.

Cigarro:
De consumo legalizado, o cigarro é a forma mais cruel de dependência, pois é responsável por 80% das mortes de câncer nos pulmões e provoca outras doenças dolorosas e letais, como o enfisema pulmonar.
Provoca moléstias cardíacas e cardiovasculares, câncer de boca, laringe, faringe, estomago,pâncreas,rins e bronquite cronica.
Prejudica tanto o fumante quanto o não fumante( fumante passivo).
Mulheres que fumam durante a gravidez tem em geral filhos com peso a baixo do normal.

Maconha:
Maconha é um conjunto de folhas e flores do canhamo( Cannabis sativa).
Muito utilizada pelos povos primitivos de diversas partes do mundo, foi proibida durante os anos 60 devido abuso de usuários. Apesar de ter seu uso indicado para o tratamento de diversas doenças, os efeitos maléficos, contra indicam qualquer liberação da droga, segundo a opinião de especialistas.
Os principais efeitos são boca seca, olhos avermelhados, taquicardia, diminuição do fluxo de sangue para o coração.
Causa: bronquite, angustia, tremores, suores, perda de memoria, da atenção e da motivação, e quadros de esquizofrenia, ilusões e delírios.
Afeta a produção do hormônio masculino ( testosterona) ocasionando esterilidade e distúrbio do ciclo menstrual feminino ( interferência na ovulação) câncer de pulmão, dependência física e psíquica.

LSD:
É uma substancia sintética, produzida em laboratório. Talvez seja a substancia mais ativa que age sobre o cérebro. Pequenas doses causam alucinações que podem durar de quatro a doze horas.
Pode ocorrer a "má viagem" com visões terrificantes, deformação do corpo, causa ansiedade, panico, delírio e sensação de perseguição. Provoca dilatação das pupilas, sudorese,taquicardia, aumento da temperatura, náusea e vomito.Causa dependência física e psíquica , coma e morte.

A DROGA PODE ESTAR MAIS PRÓXIMA DO JOVEM DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR.
A MAIORIA DOS ADULTOS DEPENDENTES QUÍMICOS DE HOJE TIVERAM CONTATO COM O VICIO NA JUVENTUDE.
A PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO.


Nenhum comentário: