Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Notícias sobre o coronavírus: Tratamento eficaz - 06/05/2020

Diante da pandemia de COVID-19, virou rotina acordar com uma avalanche de notícias ruins e estatísticas alarmantes, mas mesmo em meio a uma situação tão dura há uma série de boas coisas acontecendo – que vão desde cidadãos em quarentena criando formas de estar juntos mesmo à distância até medicamentos demonstrando resultados promissores contra o novo coronavírus.

O SARS-CoV-2, vírus que hoje está se espalhando por todo o mundo, foi observado pela primeira vez em Wuhan, cidade na China onde a epidemia começou. Lá, a situação foi preocupante durante meses e é inegável o impacto negativo que o surto do vírus teve sobre a população, mas, conforme a situação foi devidamente controlada, a cidade deu esperança a outros países.

Durante o pico da epidemia, 16 hospitais temporários foram rapidamente construídos na cidade para auxiliar no tratamento de pacientes em estado grave – e, após quase três meses desde o início do surto, Wuhan anunciou o fechamento do último estabelecimentos do tipo por não haver mais necessidade de mantê-los.

De acordo com a agência chinesa Xinhuanet, que divulgou a notícia, o local recebeu mais de 1,1 mil pacientes (dos quais 833 foram curados), e o fechamento deles simboliza o fim de uma batalha histórica travada pelos hospitais da cidade contra o coronavírus. Em isolamento total desde 23 de janeiro, Wuhan está prestes a ser liberada da quarentena.

Após meses reportando um número alarmante de novos casos e mortes por COVID-19, a China anunciou que, pela primeira vez, o país não estava mais registrando novas transmissões locais do vírus.
Idosos curados dão esperança

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com mais de 65 anos formam um dos grupos de risco do COVID-19, e aquelas acima dos 80 têm um risco quase cinco vezes maior de morrer em decorrência da infecção do que pacientes mais novos – mas as notícias sobre idosos que se recuperaram totalmente após contrair o vírus criaram esperança em meio a doenças ruins.

Dois destes casos, inclusive, estão nos países que sucederam a China como países com mais casos da doença; na Itália, Alma Clara Corsini, uma senhora de 95 anos, venceu a doença, se tornando um símbolo de esperança para o país, enquanto no Irã uma mulher de 103 anos conseguiu superar a infecção, impressionando o mundo todo.

Nenhum comentário: