Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Como é a Qualidade de Vida dos Dependentes de Álcool ? 
Roberta Payá, Neliana Buzi Figlie, Janaina LuiseTurisco e Ronaldo Laranjeira
O objetivo deste trabalho é discutir a Qualidade de Vida dos dependentes de álcool através da escala Short Form Health Survey (SF-36). Foram entrevistados 181 pacientes do sexo masculino, em 13 meses, sendo que 49% (N=88) estavam em tratamento em ambulatório de Gastroenterologia de Hospital Geral e 51% (N=93) em ambulatório especializado no tratamento em Dependência Química, ambos pertencentes a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Os resultados apontaram diferenças significantes em Saúde Mental, uma vez que os pacientes do ambulatório especializado apresentaram qualidade inferior quando comparados ao grupo da gastroenterologia, e Capacidade Funcional, na qual os pacientes do ambulatório de gastroenterologia apresentaram qualidade inferior em relação ao outro grupo. Nas seis subescalas restantes não foram encontrados resultados estatisticamente significantes.
Quanto a Severidade da Dependência Alcoólica, pesquisada através do Alcohol Dependence Data Questionnaire (SADD), foi encontrada diferença significante entre os grupos, predominando a dependência grave no ambulatório especializado, diferindo do ambulatório de gastroenterologia onde foi mais freqüente a dependência moderada.
O artigo tem como proposta discutir a importância de uma abordagem da qualidade de vida no tratamento do alcoolismo e necessidade de uma intervenção nos dependentes de álcool que não encontram-se em tratamento.

Nenhum comentário: