Psicoterapeuta. - CRT 42.156

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Fernando Cesar Ferroni de Freitas

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Jovem Acolhedor

O que é?

É um Programa da Secretaria de Estado da Saúde destinado à participação de universitários no Acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde, com o objetivo de investir no processo de Humanização da Assistência.

Como o nome já diz: Acolhimento significa "acolhida, ato ou efeito de acolher, refúgio, abrigo, agasalho, atenção, consideração".
 

Este Programa resulta da constatação de que a evolução técnico-científica deve ser acompanhada de um correspondente avanço na qualidade do contato humano.
 

A experiência mostra que uma infinidade de mal-entendidos e dificuldades enfrentadas pelos usuários e trabalhadores no ambiente dos Serviços de Saúde podem ser minimizados quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita, tanto os usuários, como aqueles que cuidam - atores essenciais para a Humanização.
 

Vantagens BOLSA DE ESTUDOS de valor INTEGRAL, sendo que a Secretaria de Estado da Saúde arcará, mensalmente, com a importância de até R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais), relativamente a cada estudante, devendo o restante da Bolsa ser complementado pela Instituição de Ensino, para a quitação da mensalidade;
-  INTEGRAÇÃO e participação de estudantes universitários nos projetos inseridos em sua comunidade;
-  CONTEÚDO FORMATIVO a ser desenvolvido, além da supervisão técnica, ao longo dos doze meses de duração da Bolsa (com direito a certificado), onde serão abordados os seguintes temas:

Conceito de Saúde e Doença
Aspectos Psíquicos do Adoecer
Aspectos Psico-sociais presentes nas relações humanas
Sociabilidade e Comunicação, Direitos Sociais, Cidadania e Participação na Comunidade
Processo de Trabalho na Instituição de Saúde
Políticas de Saúde: SUS e seus princípios
Humanização da Assistência a Saúde e Ética

Funções

São Funções do Acolhedor:
  • recepcionar todas as pessoas que procuram a Unidade de Saúde com urbanidade e respeito, acolhendo-as com humanidade;
  • buscar a resolutividade no agir e solucionar dos problemas e compromisso com a satisfação e qualidade do atendimento;
  • cumprir a programação sob sua responsabilidade;
  • zelar pelo bem público, inclusive materiais, equipamentos e instalações da Unidade de Saúde ou os que forem colocados à sua disposição;
  • cumprir normas e princípios que regem a administração pública;
  • dedicar 20 horas semanais para as atividades do Programa a serem desenvolvidas de Segunda à Sexta-feira.
 
Recepção Humanizada

A Humanização na Área da Saúde diz respeito a mudanças estruturais que envolvem gestão, processo de trabalho e relacionamentos interpessoais dentro de princípios de participação, compromisso e respeito às subjetividades dos usuários e dos profissionais da saúde. A qualidade da atenção, o interesse e a responsabilidade são aspectos enfatizados pela cultura da humanização que devem estar presentes desde o momento em que as pessoas chegam aos serviços de saúde.

O acolhedor é aquele que promove o encontro do usuário com a instituição de saúde por meio de atitude cuidadosa, disponível para uma escuta aberta às necessidades do usuário e capacidade de orientar sua inclusão dentro do sistema de saúde.

Uma recepção humanizada agrega profissionais com conhecimentos de saúde coletiva, cidadania e compreensão das dimensões humanas do adoecimento da população a quem atende para que possa exercer de fato a escuta de suas necessidades. O desenvolvimento de seu trabalho implica necessariamente na integração com todas as demais atividades institucionais que vão dar prosseguimento aos cuidados iniciados na recepção.

Nesse sentido, a recepção humanizada é a porta de entrada para um serviço que tem a humanização como o eixo de todas as suas práticas. 
 
Quem pode se inscrever?

PODERÃO se inscrever somente os Universitários do Primeiro ao Penúltimo ano, devidamente matriculados nas Instituições e Cursos Cadastrados>, além disso:

- com disponibilidade de 20 horas semanais - de 2ª a 6ª feira, no período da manhã ou tarde; e, 

- Universitários com:
  • capacidade para trabalhar em equipe;
  • desembaraço no trato com o público;
  • iniciativa na solução de problemas (dinamismo);
  • postura profissional (compromisso e ética);

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