Jovem Acolhedor
O que é?
É um Programa da Secretaria de Estado da Saúde destinado à participação de universitários no Acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde, com o objetivo de investir no processo de Humanização da Assistência.
Como o nome já diz: Acolhimento significa "acolhida, ato ou efeito de acolher, refúgio, abrigo, agasalho, atenção, consideração".
Este Programa resulta da constatação de que a evolução técnico-científica deve ser acompanhada de um correspondente avanço na qualidade do contato humano.
A experiência mostra que uma infinidade de mal-entendidos e dificuldades enfrentadas pelos usuários e trabalhadores no ambiente dos Serviços de Saúde podem ser minimizados quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita, tanto os usuários, como aqueles que cuidam - atores essenciais para a Humanização.
Vantagens BOLSA DE ESTUDOS de valor INTEGRAL, sendo que a Secretaria de Estado da Saúde arcará, mensalmente, com a importância de até R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais), relativamente a cada estudante, devendo o restante da Bolsa ser complementado pela Instituição de Ensino, para a quitação da mensalidade;
- INTEGRAÇÃO e participação de estudantes universitários nos projetos inseridos em sua comunidade;
- CONTEÚDO FORMATIVO a ser desenvolvido, além da supervisão técnica, ao longo dos doze meses de duração da Bolsa (com direito a certificado), onde serão abordados os seguintes temas:
Conceito de Saúde e Doença
Aspectos Psíquicos do Adoecer
Aspectos Psico-sociais presentes nas relações humanas
Sociabilidade e Comunicação, Direitos Sociais, Cidadania e Participação na Comunidade
Processo de Trabalho na Instituição de Saúde
Políticas de Saúde: SUS e seus princípios
Humanização da Assistência a Saúde e Ética
É um Programa da Secretaria de Estado da Saúde destinado à participação de universitários no Acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde, com o objetivo de investir no processo de Humanização da Assistência.
Como o nome já diz: Acolhimento significa "acolhida, ato ou efeito de acolher, refúgio, abrigo, agasalho, atenção, consideração".
Este Programa resulta da constatação de que a evolução técnico-científica deve ser acompanhada de um correspondente avanço na qualidade do contato humano.
A experiência mostra que uma infinidade de mal-entendidos e dificuldades enfrentadas pelos usuários e trabalhadores no ambiente dos Serviços de Saúde podem ser minimizados quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita, tanto os usuários, como aqueles que cuidam - atores essenciais para a Humanização.
Vantagens BOLSA DE ESTUDOS de valor INTEGRAL, sendo que a Secretaria de Estado da Saúde arcará, mensalmente, com a importância de até R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais), relativamente a cada estudante, devendo o restante da Bolsa ser complementado pela Instituição de Ensino, para a quitação da mensalidade;
- INTEGRAÇÃO e participação de estudantes universitários nos projetos inseridos em sua comunidade;
- CONTEÚDO FORMATIVO a ser desenvolvido, além da supervisão técnica, ao longo dos doze meses de duração da Bolsa (com direito a certificado), onde serão abordados os seguintes temas:
Conceito de Saúde e Doença
Aspectos Psíquicos do Adoecer
Aspectos Psico-sociais presentes nas relações humanas
Sociabilidade e Comunicação, Direitos Sociais, Cidadania e Participação na Comunidade
Processo de Trabalho na Instituição de Saúde
Políticas de Saúde: SUS e seus princípios
Humanização da Assistência a Saúde e Ética
Funções
São Funções do Acolhedor:
São Funções do Acolhedor:
- recepcionar todas as pessoas que procuram a Unidade de Saúde com urbanidade e respeito, acolhendo-as com humanidade;
- buscar a resolutividade no agir e solucionar dos problemas e compromisso com a satisfação e qualidade do atendimento;
- cumprir a programação sob sua responsabilidade;
- zelar pelo bem público, inclusive materiais, equipamentos e instalações da Unidade de Saúde ou os que forem colocados à sua disposição;
- cumprir normas e princípios que regem a administração pública;
- dedicar 20 horas semanais para as atividades do Programa a serem desenvolvidas de Segunda à Sexta-feira.
Recepção Humanizada
A Humanização na Área da Saúde diz respeito a mudanças estruturais que envolvem gestão, processo de trabalho e relacionamentos interpessoais dentro de princípios de participação, compromisso e respeito às subjetividades dos usuários e dos profissionais da saúde. A qualidade da atenção, o interesse e a responsabilidade são aspectos enfatizados pela cultura da humanização que devem estar presentes desde o momento em que as pessoas chegam aos serviços de saúde.
O acolhedor é aquele que promove o encontro do usuário com a instituição de saúde por meio de atitude cuidadosa, disponível para uma escuta aberta às necessidades do usuário e capacidade de orientar sua inclusão dentro do sistema de saúde.
Uma recepção humanizada agrega profissionais com conhecimentos de saúde coletiva, cidadania e compreensão das dimensões humanas do adoecimento da população a quem atende para que possa exercer de fato a escuta de suas necessidades. O desenvolvimento de seu trabalho implica necessariamente na integração com todas as demais atividades institucionais que vão dar prosseguimento aos cuidados iniciados na recepção.
Nesse sentido, a recepção humanizada é a porta de entrada para um serviço que tem a humanização como o eixo de todas as suas práticas.
A Humanização na Área da Saúde diz respeito a mudanças estruturais que envolvem gestão, processo de trabalho e relacionamentos interpessoais dentro de princípios de participação, compromisso e respeito às subjetividades dos usuários e dos profissionais da saúde. A qualidade da atenção, o interesse e a responsabilidade são aspectos enfatizados pela cultura da humanização que devem estar presentes desde o momento em que as pessoas chegam aos serviços de saúde.
O acolhedor é aquele que promove o encontro do usuário com a instituição de saúde por meio de atitude cuidadosa, disponível para uma escuta aberta às necessidades do usuário e capacidade de orientar sua inclusão dentro do sistema de saúde.
Uma recepção humanizada agrega profissionais com conhecimentos de saúde coletiva, cidadania e compreensão das dimensões humanas do adoecimento da população a quem atende para que possa exercer de fato a escuta de suas necessidades. O desenvolvimento de seu trabalho implica necessariamente na integração com todas as demais atividades institucionais que vão dar prosseguimento aos cuidados iniciados na recepção.
Nesse sentido, a recepção humanizada é a porta de entrada para um serviço que tem a humanização como o eixo de todas as suas práticas.
Quem pode se inscrever?
PODERÃO se inscrever somente os Universitários do Primeiro ao Penúltimo ano, devidamente matriculados nas Instituições e Cursos Cadastrados>, além disso:
- com disponibilidade de 20 horas semanais - de 2ª a 6ª feira, no período da manhã ou tarde; e,
- Universitários com:
PODERÃO se inscrever somente os Universitários do Primeiro ao Penúltimo ano, devidamente matriculados nas Instituições e Cursos Cadastrados>, além disso:
- com disponibilidade de 20 horas semanais - de 2ª a 6ª feira, no período da manhã ou tarde; e,
- Universitários com:
- capacidade para trabalhar em equipe;
- desembaraço no trato com o público;
- iniciativa na solução de problemas (dinamismo);
- postura profissional (compromisso e ética);
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