Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O mundo contemporâneo / por Fernando Cesar.

Trabalhar na prevenção  é determinante para se obter um resultado satisfatório a médio e longo prazo, A curto prazo permanece as medidas propostas pela Secretária de Saúde Pública, que é  a redução de Danos, mas não podemos alimentar a redução de danos, precisamos promover um movimento que um dia supra a necessidade de todos , no que diz respeito a saúde mental, porque a redução de danos existe, porque não existe modelo preventivo. ou se existe é pouco usado, penso eu.
Toda substância psicoativa  leva ao uso nocivo, ou a dependência.
Os critérios diagnósticos são bem claros, mas não suficiente, não basta detecta-los, é preciso avaliar a gravidade deles, o comprometimento com a substancia usada.
Nesse momento penso eu que, o usuário de drogas , já não pode ser visto como um risco para sociedade, pensar no tratamento de dependentes químicos, é necessário olhar para outros aspectos da sua vida, familiar, social, financeira, cidadão brasileiro com os mesmos direitos que eu que você, a presidente. A reinserção social só vai ter resultados efetivos , quando começarmos a pensar " porque há exclusão social"?
Eu só sou excluído daquilo que eu faço parte, e quando eu sinto não fazer parte de nada?
O tratar não se resume em detectar a doença, e trata-la....Se estamos falando de uma doença incurável, a ideia de alta médica desaparece. A alta esta sustentada por uma ideia de cura. Quem trata uma doença, tem uma perspectiva de ter alta, para ter alta preciso estar bem de saúde. 
O dependente químico e alcoolistas, necessitam serem assistidos por toda vida, ou onde e como se faz uma avaliação para alta médica? Entre o fisiológico e  a psique....acontece tanta coisa!!!!!
"Saúde é o pleno bem estar físico e mental."
Quem tem saúde, ao pé da letra vai..., ???? Em pleno sec. XXI, em meio a globalização, o mundo no avanço tecnológico desenfreado, e o politicamente correto..... Vale uma boa reflexão!
Quem faz essa avaliação ao dar alta a um paciente seja la de onde for ...que está tratando de dependência química ou alcoolismo, ou qualquer outra dependência , quais critérios , e quem assina a alta de um paciente portador de uma doença incurável, a alta só existe para doença que tem cura.  E tem tantos dependentes por ai, que acham que o problema é a DROGA!
Como é de praxe, os profissionais de saúde são preparados para:
Sentir, pensar falar e agir, com base na lógica binaria: o modelo mental de causa e efeito, a lógica do "ou / ou". E então penso esta ai um modelo de separar ao invés de juntar,  que fala de ações não de "interações" de vida invés de convivência.
Vaclav Havel disse: "Educação é a capacidade de perceber as conexões ocultas entre os fenômenos."
Elizabeth Rondon descobriu em contato com os índios , que não existe entre eles o verbo "viver" e sim o "conviver".
Somos filhos do cuidado sem ele a especie humana não existiria. 
A elaboração de novas idéias depende da  libertação das formas habituais de pensamento e expressão. A dificuldade não esta nas novas idéias, mas escapar das velhas idéias que se ramificam por todos os cantos da sociedade de forma geral.
Mais do que o gesto, interessa como ele foi recebido, mais do que a palavra, nos interessa como ela foi ouvida, mas do que o fato, vale onde, como quando e quem foi tocado. 

18 de novembro de 2013.

Fernando Cesar F. de Freitas.

Nenhum comentário: