Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

São Bernardo do Campo referencia em tratamento.

A rede de Saúde Mental de São Bernardo do Campo recebeu, nesta terça-feira (20), a visita da assessora técnica da Coordenadoria Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Patrícia Amaral, e a representante da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza, Juliana Sena.
As visitantes conheceram os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Centro e a base do Consultório na Rua, equipe volante que faz abordagens a usuários de drogas e que funciona no mesmo local, além das Repúblicas Terapêuticas de Adultos e Infanto-juvenil, casas de acolhimento transitório para pessoas com dependência química. As profissionais tiraram dúvidas sobre o funcionamento dos serviços e sobre a política de descentralização e territorialização da rede de Saúde.
Juliana destacou a oportunidade de adquirir conhecimentos e de ver o funcionamento da Saúde Mental em São Bernardo do Campo. "Viemos buscar modelos e referências, saber como tudo funciona, pois Fortaleza está começando a aprimorar os seus serviços de Saúde Mental. É uma valiosa oportunidade de aprendizado", destacou.
Já a assessora técnica da Coordenadoria do Ministério da Saúde se mostrou satisfeita com o que viu, ressaltando o empenho da Secretaria de Saúde do município. "É gratificante ver um modelo que funciona, exatamente baseado na política da reforma psiquiátrica. Isso mostra que São Bernardo é um exemplo a ser seguido."




Uma importante questão abordada durante a reunião foi a inexistência de cidadãos do município internados no Hospital Psiquiátrico Lacan, graças ao trabalho desenvolvido desde 2008, com o surgimento da rede de Saúde Mental no município. As visitantes tiveram a oportunidade de conhecer ainda a Associação Mente Ativa (AMAT), fundada e dirigida por usuários dos serviços de saúde mental da cidade. Sonia Rosa, presidente da associação, falou sobre a sua experiência de internação no Lacan e também sobre as mudanças positivas após começar a frequentar o CAPS.

Nenhum comentário: