Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

terça-feira, 4 de novembro de 2014


Caminhos do Cuidado: projeto realiza oficina de Redução de Danos

Está acontecendo, desde a terça-feira, 28, a Oficina de Redução de Danos, uma iniciativa voltada para a qualificação dos profissionais que atuam como tutores no projeto ‘Caminhos do Cuidado’. Além deles, participam do encontro profissionais de Saúde que atuam na área da Saúde Mental e estudantes de Psicologia. A oficina tem duração de dois dias e encerra nesta quarta-feira.

De acordo com a coordenadora do ‘Caminhos do Cuidado’ em Sergipe, Beatriz Gomes, a iniciativa visa estimular a discussão ampliada sobre a política da Redução de Danos na perspectiva dos direitos humanos. “É uma oportunidade de aprendizado que desmistifica os conceitos preestabelecidos quanto aos usuários de drogas e demais grupos que, na sociedade, são considerados diferentes”, disse.

Facilitador da oficina, Domiciano Siqueira explica que a Redução de Danos é um conjunto de estratégias que são construídas a partir de um olhar antiproibicionista, no qual se aceita que um indivíduo, mesmo não tendo um estilo de vida semelhante ao do outro, merece respeito. “Visa à construção de um novo olhar sobre os tratamentos, pautado pela cidadania, liberdade e responsabilidade de cada um. É uma política que investe no sujeito como dono do seu corpo e alguém capaz de reunir qualidade o suficiente para recuperar a própria vida”.

O ‘Caminhos do Cuidado’ é uma iniciativa voltada para a qualificação dos agentes comunitários de Saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Básica. Possui enfoque na área de Saúde Mental com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas, buscando ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta desses profissionais nos seus territórios de atuação.

“Esses profissionais, sobretudo os ACS, estão em contato direto com a população, indo até o local onde estão e acessando os usuários de drogas nos respectivos territórios. Nesse sentindo, é fundamental fazer o reforço junto aos tutores, os profissionais que estão qualificando os agentes e auxiliares para que assumam essa estratégia da Redução de Danos”, disse o coordenador Estadual da Redução de Danos e tutor do projeto, Augusto Oliveira.

Estudante do 8º período de Psicologia, Maria José Barreto está aproveitando a oportunidade de participar da discussão. “O conteúdo é enriquecedor e está possibilitando mais conhecimento sobre a política da Redução de Danos”.

Caminhos do Cuidado em Sergipe

Em Sergipe, serão qualificados um total de 4574 profissionais dos 75 municípios sergipanos. Atualmente, 80% dessa meta já foram concluídos. Do total de turmas previstas, 88 foram concluídas, 17 estão em andamento e novas 20 iniciarão até o mês de dezembro.

Nenhum comentário: