Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Primeira webpalestra, da série de três sobre Saúde Mental, reúne mais de 100 participantes da Bahia e de outros estados brasileiros

Em mais uma edição com boa adesão por parte dos profissionais de saúde da Bahia e até de outros estados, como o Pará, a webpalestra, promovida, na tarde desta quarta-feira (12/11) pelo Núcleo Técnico-Científico do Projeto Único Telessaúde Brasil Redes – Bahia (Telessaúde), tratou do tema Abordagem inicial aos usuários de álcool, crack e outras drogas, temática relacionada ao campo da Saúde Mental e foi facilitada por Marlene Miranda e Gerfson Oliveira, ambos integrantes da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (Fameb/Ufba). O Núcleo de Telessaúde da Bahia registrou 41 pontos conectados e 111 participantes, que fizeram perguntas e geraram um debate rico, sobre o assunto, com os desenvoltos apresentadores.

Ao final da atividade à distância, os participantes não hesitaram em parabenizar a iniciativa e declararam a importância da discussão do tema para o trabalho cotidiano. Um dos depoimentos foi dado por Maria Aparecida Martins, de Ibirapitanga, que afirmou que, no município, irão “aproveitar essa webpalestra, apresentando-a a todas as equipes de Saúde da Família, uma vez que o tema casa com o curso resultante do Projeto Caminhos do Cuidado, que está sendo oferecido aos agentes comunitários que atuam na região”.

A plateia virtual, foi formada, também, por diversos participantes do Programa Mais Médicos que aproveitaram a oportunidade para absorver as informações passadas, possibilitando a qualificação, ainda mais contundente, da atuação na Atenção Básica local, fazendo comparações com a realidade de dependência química nos países de origem e no Brasil, mais especificamente, nos municípios baianos.

Webpalestras | Uma das ofertas do TelessaúdeBA executadas pelo Núcleo Técnico-Científico – lotado na Fundação Estatal Saúde da Família -, as webpalestras são apresentadas por especialistas com temas relativos ao escopo da Atenção Básica, na Bahia, que são demandados pelos próprios profissionais, a partir das teleconsultorias solicitadas e/ou de solicitações por meio dos canais de comunicação do Núcleo, além de por indicadores epidemiológicos fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O próximo encontro virtual temático, de livre acesso, acontece no dia 19 de novembro, a partir das 14h, e terá como foco a doença que tem alarmado todo o mundo: Ebola. A apresentação online será feita por Juarez Pereira Dias, coordenador da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/ Sesab).

Temas relacionados à Saúde Mental serão discutidos, ainda este ano, em outras duas sessões à distância, com profissionais da Aliança de Redução de Danos, dando continuidade à parceria estabelecida. No dia 2 de dezembro, a partir das 14h, o assunto é Das políticas às práticas de cuidado em atenção ao uso de drogas. Já no dia 17 de dezembro, também às 14h, o objeto da discussão é O trabalho de campo e as articulações em rede de atenção psicossocial para usuários de álcool, crack e outras drogas.

Nenhum comentário: