Psicoterapeuta. - CRT 42.156

Psicoterapeuta. - CRT 42.156
Fernando Cesar Ferroni de Freitas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

14/10/2013 - Sorocaba - SP
Pannunzio inaugura o primeiro CAPS 24 horas de Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba




Unidade, que atenderá pessoas com transtornos mentais severos devido ao uso de álcool e outras drogas, está localizada na Vila Angélica. Este CAPS será também o primeiro a ser operado e administrado totalmente pelo município

Uma nova etapa na área de Saúde Mental de Sorocaba teve início na manhã desta sexta-feira (11). O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, inauguraram o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) – modalidade de serviço de atenção extra-hospitalar e assistência a dependentes químicos 24 horas – da cidade. Localizada em um imóvel da Vila Angélica, onde antes funcionava o CAPS AD II Jovem, a nova unidade será referência territorial para a população das regionais Norte e Oeste da Secretaria da Saúde (SES).

"Sorocaba cumpre mais uma de suas obrigações com a entrega deste CAPS AD III. Nós não podemos mais assistir passivamente ao problema da dependência química em nossa sociedade, este flagelo que destrói vidas", afirmou o prefeito. "Os governos de todas as esferas devem entrar nesta batalha contra as drogas, aumentando a oferta de tratamento e atenção aos usuários e ampliar atividades de prevenção. Nós estamos começando a fazer nossa parte com a inauguração deste CAPS 24 horas, mas sabemos que Sorocaba precisa de pelo menos mais dois. E vamos trabalhar muito para que isso ocorra", completou Pannunzio.

O secretário da Saúde, Armando Raggio, comemorou mais este importante passo, agradecendo e elogiando todos os profissionais envolvidos, não só da SES mas de várias secretarias, que tornaram possível a entrega deste CAPS em menos de dez meses de governo. "Este é o primeiro CAPS do município que funcionará 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados. E também o primeiro da cidade a ser totalmente tripulado pelo município, por nossa gente. Tenho certeza que será um local totalmente acolhedor, de atenção, de tratamento para todos aqueles que se encontrem em situação de insegurança", disse Raggio.

Também participaram da inauguração do CAPS AD III a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi e demais secretários municipais; os vereadores Luís Santos e Rodrigo Manga; a presidente do Conselho Municipal sobre Drogas de Sorocaba (Comad), Maria Clara Scheneidman e demais autoridades. Alguns pacientes do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, que está sob gestão da Prefeitura, estiveram presentes na cerimônia e foram convidados pelo prefeito para ajudar a cortar a fita inaugural da unidade.

Sobre a unidade

O CAPS AD III, que será coordenado pela psicóloga Renata Koury Hanna, atenderá pessoas (e seus familiares, se necessário) que apresentem graves problemas relativos ao uso de drogas 24 horas por dia, compondo, com outros pontos de cuidado, a Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba. A unidade funcionará de porta aberta, ou seja, não é necessário que a pessoa tenha encaminhamento e referência de outras unidades. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar.

O CAPS AD III começa a funcionar a partir das 7h da próxima segunda-feira (14). O endereço da unidade é rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1.422 (esquina com a avenida Angélica), na Vila Angélica.

Nenhum comentário: